Aparelhos eletrônicos em standby podem gerar acréscimo de 15% na conta de luz

0
13

Fantasias é na Cacau Center!

.

Com o verão, é comum que as contas de luz fiquem mais caras. Seja por conta do aumento do consumo, ou do baixo nível de água nos reservatórios, que faz com que o governo precise utilizar usinas termoelétricas e, por isso, gere mais gastos públicos, conforme explicação do professor de Engenharia Elétrica da Fundação Santo André, Marcio Garcia.  

Outro ponto importante, segundo o profissional, são os equipamentos em standby, que podem chegar a consumir 15% do valor final da tarifa. Para começar o ano economizando, o profissional dá dicas de como evitar o consumo desnecessário de energia. 

O acréscimo de R$ 6,42 a cada 100 kWh/mês consumido, que foi aplicado as contas de luz em dezembro, já causa grande diferença no valor final da tarifa. Entretanto, existem costumes que podem ser mudados na hora de economizar.

Um dos costumes praticados que são arriscados é usar apenas uma tomada para ligar vários fios, através de benjamim ou acessórios semelhantes, sendo que o recomendado é não causar sobrecarga na rede elétrica. O professor ainda cita alguns métodos que evitam possíveis acidentes do gênero. “O disjuntor diferencial funciona de forma que, se em algum ponto da casa alguém levar um choque, a energia da casa inteira é desligada. Também é importante nunca realizar trabalhos arriscados sozinho, sem ajuda de profissionais”, alerta. 

No período de chuvas fortes, o mesmo deve ser feito. “Se um raio atinge a rede elétrica, fiação da rua ou poste, apesar das proteções, pode acontecer uma descarga elétrica e prejudicar os aparelhos que estão ligados na tomada”, explica o especialista. Importante lembrar que emendas de fios mal feita, ou parafusos de tomadas não apertados como devido, podem causar incêndio. “Uma boa instalação elétrica, com um bom aterramento, terceiro pino da tomada, são coisas que protegem contra choques elétricos e descargas”, cita. 

Equipamentos sensíveis, como computadores, televisões e celulares, podeser danificado por descargas durante as pancadas de chuvaportanto, o correto e mais seguro é mantê-los fora da tomada durante esses períodos. Para garantir que a instalação da casa é segura, é importante a contratação de um profissional para realizar o serviço. “Isso pode garantir não somente a proteção em relação a descarga, mas contra choques elétricos também”, conta o professor. 

Aparelhos eletrônicos devem permanecer fora da tomada em caso de viagem (Foto: Freepik)

Equipamentos em standby  

Segundo o professor, estudos internacionais afirmam que o standby (quando o aparelho está desligado, mas o led continua aceso) também é uma forma de consumo de energia, e pode ser equivalente a 15% do valor da conta. “Roteador de internet, conversor de canais, televisores. Alguns equipamentos consomem, em standby, quase a mesma energia de quando estão ligados”, alerta.  

Para quem vai viajar, a dica é tirar todos os aparelhos eletrônicos da tomada. No caso de geladeiras, ativar o modo mínimo de energia é a melhor opção. “Já que ela não vai ser aberta o tempo todo, a necessidade de gasto de energia se torna menor para manter a temperatura ideal para conservar os alimentos”, diz. 

Receba diariamente o RD em seu Whatsapp

Envie um WhatsApp para 11 94984-9581 para receber notícias do ABC diariamente em seu celular.



agenciadepropagandasantos.com.br  • agenciaemsantos.com.bragencialimaesantana.com.bragentedecargainternacional.com.bragenteinternacional.com.brcacaucenter.com.brcirurgiasplasticasemsantos.com.brcriacaodesitesantos.com.brempresadepropaganda.com.brlimaesantana.com.brlimaesantanapropaganda.com.brmarketingemsantos.com.broperadorlogisticobrasil.com.brpostoarrastao.com.brpropagandaemsantos.com.brprotesedesiliconeemsantos.com.brredearrastao.com.brsiteemsantos.com.brtransportecargaaerea.com.branelaria.com.brlojadacacaucenter.com.brpedroalcantara.com.brprimeautopaint.com.brpublicidadeemsantos.com.brsiteemsantos.com.brtopbrlog.com.brtopfreight.com.brxiaomiemsantos.com.brdentistaemsaovicente.comdentistasemsantos.com 



Fonte