Bonita agência, Gerson – Lima & Santana Propaganda

0
14

Fantasias é na Cacau Center!

.

Agência-House é tendência para clientes Gersons

Se você é da geração dos Millennials certamente não é lá muito íntimo a uma das leis que mais representam o povo brasileiro em sua grande maioria: a Lei de Gerson. De forma bem resumida, essa lei explica através deste icônico personagem, que se tenta obter vantagem em tudo.

“Por que pagar mais caro se o Vila me dá tudo aquilo que eu quero de um bom cigarro? Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também, leve Vila Rica!”.

A frase acima foi criada pela agência Caio Domingues & Associados, para o cliente J. Reynolds, proprietária da marca de cigarros Vila Rica, no final da década de 70. Sim, nessa época anúncio de cigarro era a coisa mais normal em qualquer veículo que se preze. Certamente, uma das indústrias mais lucrativas para o mercado publicitário.

O vídeo em questão apresentava o meia-armador Gérson, jogador da Seleção Brasileira de Futebol, como protagonista.

Gerson ainda respira na publicidade

A proibição da publicidade de cigarros na mídia teve início no ano 2000. Já a lei de Gerson, segue em plena atividade até os dias atuais. Se presenciarmos um gringo falando isso do nosso povo, ficamos bravos, como quem xinga um irmão de algo que só você pode xingar, embora saibamos que essa lei impera dos camelôs até o mais poderoso de Brasília.

Trabalhar com comunicação e mais especificamente com publicidade em época de pandemia é algo comparável ao trabalho do equilibrista de pratos, de patins, em rua de paralelepípedo. Nesta metáfora, os clientes são os pratos, os patins, os veículos de comunicação e o paralelepípedo, os órgãos reguladores da propaganda.

Levando vantagem em tudo

Vamos agora chamar Gerson ao banco para um pequeno intervalo.

Nosso mercado possui um tripé relativamente simples: cliente, agência e o veículo.

O cliente vive sem agência? SIM

O cliente vive sem veículo? Talvez

O veículo vive sem cliente? NÃO

O veículo vive sem agência? SIM

A agência vive sem cliente? NÃO

A agência vive sem veículo? Talvez

Aqui não levamos em conta todo diferencial que uma agência de propaganda pode agregar aos clientes, seja na criação de conceitos, negociação diferenciada junto aos veículos ou uma simples assessoria em comunicação. O assunto aqui é outro, é sobre ética na propaganda, ou melhor, a falta dela.

Ética na propaganda é coisa do passado

Lembra do equilibrista de pratos?

Aqui em nossa praça, a maior afiliada da Globo na Baixada Santista veicula campanha em sua grade convidando anunciantes locais a acessarem seu portal e montarem seu próprio mapa de veiculação. Quase um “faça você mesmo” com o padrão Globo de Qualidade.

É errado? Não.

É correto? Também não.

Fomentar o mercado seria encerrar isso convidando os anunciantes a prestigiar uma agência local!

Mas o cliente Gerson adora uma vantagem. Ele não para aí apenas na parte em que negocia direto com veículo. Diga-se de passagem, aqui há dois tipos deles: os que praticam exatamente o mesmo preço para clientes com e sem agência e o Jubileu, que dá um descontão para o cliente que deixa sua agência de lado na hora de fechar sua mídia.

O cliente Gerson segue sua saga de obter cada vez mais vantagens na contramão da qualidade.

Sabendo que veículos concedem 20% de desconto (desconto-padrão, segundo o que estabelece o art. 19 da Lei 12.232/10) a título de remuneração da agência do cliente, o cliente Gerson, que adora uma vantagem, liga para o seu contador e pede um novo CNPJ no capricho, se tornando instantaneamente mais uma Agência House, sendo esta agora responsável por todo planejamento, criação e veiculação.

E o CENP? O CENP diz que o “desconto padrão de agência” não será concedido a Anunciantes diretamente ou a “Departamentos de Propaganda” de Anunciantes ou Agências Próprias (“House Agencies’’) que não se conformarem ao disposto no item 2.5 e subitens; e item 8.5 destas Normas-Padrão.

Mas os veículos não estão lá muito preocupados com isso. Afinal, lembra da tabelinha acima? Eles vivem sem uma agência. Já as agências… Foi-se o tempo que se viva apenas de boas ideias.

Veículos, prestigiem as agências.

Um mercado criativo, técnico e diversificado se faz com a presença das agências de propaganda. Pense nisso, vamos preservar nosso mercado local, com regras e a saudosa ética.

agenciadepropagandasantos.com.br  • agenciaemsantos.com.bragencialimaesantana.com.bragentedecargainternacional.com.bragenteinternacional.com.brcacaucenter.com.brcirurgiasplasticasemsantos.com.brcriacaodesitesantos.com.brempresadepropaganda.com.brlimaesantana.com.brlimaesantanapropaganda.com.brmarketingemsantos.com.broperadorlogisticobrasil.com.brpostoarrastao.com.brpropagandaemsantos.com.brprotesedesiliconeemsantos.com.brredearrastao.com.brsiteemsantos.com.brtransportecargaaerea.com.branelaria.com.brlojadacacaucenter.com.brpedroalcantara.com.brprimeautopaint.com.brpublicidadeemsantos.com.brsiteemsantos.com.brtopbrlog.com.brtopfreight.com.brxiaomiemsantos.com.brdentistaemsaovicente.comdentistasemsantos.com 



Fonte