Startup On Santos: comunidade e inovação a favor do empreendedorismo local

    0
    8

    Fantasias é na Cacau Center!

    .

    Santos sempre foi berço de histórias de sucesso. E vale até dizer que a cidade é um ovo independente do limite geográfico: existe alguém daqui em qualquer meio que a gente pesquisar. Da TV à internet, como o ator Alexandre Borges e a influenciadora Jade Seba, sem esquecer dos ícones históricos Brás Cubas e Plínio Marcos, pairando até no empreendedorismo.

    A região tem se tornado, cada vez mais, um potente cenário para o desenvolvimento de negócios. E não só isso: a tendência mundial das startups também já fomenta as cidades a ponto de atrair eventos como o Startup On Santos, que aconteceu no último sábado (25), no Juicyhub.

    A ação tem iniciativa do Sebrae de São Paulo junto à ABStartups e recebeu diversos profissionais para a troca de conhecimento sobre empreendedorismo, por meio de palestras, painéis, mentorias e networking.

    Quem abriu a rodada de bate-papo foi o Marck Krauze, da 2Care Saúde. Antes de encabeçar sua própria startup, ele viveu a experiência como funcionário em grandes empresas. E confirma que foi essencial para começar o próprio negócio:

    “A cabeça do empreendedor é diferente da cabeça do funcionário. Você tem que entender que não vai ficar só na sua função. É necessário fazer de tudo! Por isso, antes de começar, conheça o ambiente. A possibilidade de errar é ainda maior se você empreender logo de cara. Empreenda, sim, mas antes aprenda com os outros ”.

    Startups em Santos: como é o cenário do empreendedorismo na cidade?

    Apesar dos grandes desafios, Santos tem se destacado bastante no mercado empreendedor. Startups como Grão de Gente, Zen App e Vagalume nasceram na cidade e hoje são referências em todo Brasil. Aliás, se depender dos santistas, vem muito mais por aí.

    Isso porque encabeçar o próprio negócio se tornou objetivo de diversos moradores da cidade. Não é à toa que Santos registrou um aumento de 38% nas solicitações de alvará em 2021. Foram mais de 6.600 pedidos, divididos entre empresas de pequeno porte (EPP), Microempreendedor Individual (MEI), profissionais liberais, autônomos, associações, condomínios e sociedades anônimas.

    Esse crescimento é um forte combustível para movimentar o cenário econômico da cidade, que já vem passando por mudanças. Muitas delas, inclusive, são resultados de trabalhos que sentimos orgulho em fazer parte.

    Inaugurado há apenas 6 meses, o Juicyhub é um hub de inovação com serviços de inovação, eventos, coworking, localizado na Av. Ana Costa, em Santos. O negócio tem como objetivo acelerar o acesso à nova economia fora das metrópoles, materializando uma comunidade que já existe há 10 anos. Além do ambiente compartilhado, o Juicyhub também abre espaço para atividades extras, como feiras e o próprio StartupON Santos.

    “Esse tipo de iniciativa é fundamental para fomentar o ecossistema e torná-lo mais consistente e produtivo. O Juicy tem um modelo que traz informação, networking e relação com outras startups, se tornando uma referência para toda a cidade. Ele é fundamental nesse novo cenário” (Marck Krauze)

    Porém, ainda existem desafios a serem vencidos dentro do ecossistema santista. Entre eles, o gap de idade e o êxodo profissional, principalmente para São Paulo. Isso porque Santos forma profissionais qualificados e de referência, mas que não permanecem na cidade por falta de espaço na área de atuação. André Fernandes Gonçalves, da Metal Horse, acredita que é possível mudar isso:

    “A gente precisa criar um modelo de perspectiva, onde a pessoa vai estudar fora, mas mantém um laço com Santos. Seja dentro de movimentos empreendedores, projetos de suporte, atividades participativas… Uma série de envolvimentos para que ela não perca a relação com o ecossistema da cidade”.

    É por esse motivo que iniciativas como a StartupON Santos são tão fundamentais para modificar esse cenário. “A informação está disponível de forma igualitária. Mas esse tipo de evento consegue trazer para o off-line a necessidade de despertar o desejo do empreendedorismo e novas alternativas para as pessoas”, complementa André.

    Startup On Santos no Juicyhub

    O futuro das startups caiçaras

    O termo startup, aqui no Brasil, tem um significado próximo a “empresa que soluciona um desafio ou cria um novo mercado por meio de uma solução repetível e escalável, trabalhando em condições de incerteza”.

    Apesar de parecer algo novo, o conceito surgiu no Vale do Silício, uma região da Califórnia que é especializada em alta tecnologia e inovação. E foi no final da década de 1990, com a popularização da internet, que o termo se expandiu pelo mundo.

    Mas, em 2022, o que podemos esperar desse ecossistema na região?

    É fato que cada vez mais jovens estão adentrando no empreendedorismo e trazendo ideias inovadoras, alinhadas à própria geração. “Hoje a galera está com uma cultura muito maior que empreender também dá uma segurança. O mercado está muito aberto para negócios”, analisa Gustavo Ferro, da Grão de Gente.

    Foi em meio a este cenário que Anna Amex encontrou sua oportunidade de iniciar a startup Prissi Lab. Após ser demitida, ela utilizou o dinheiro recebido para dar andamento às suas ideias. “Eu sempre quis empreender, mas não tinha oportunidade. Trabalhei em uma startup e estava por dentro de todos os processos. Então, isso voltou ainda mais minha vontade de abrir meu negócio”.

    Outro ponto importante para o ecossistema continuar em movimento é abrir caminhos para impulsionar novos negócios. Gustavo Ferro, da Grão de Gente, também tem papel de investidor em algumas startups hoje em dia.

    “Quando eu estava do outro lado, tive toda essa dificuldade. Mas consegui chegar do lado de cá de alguma forma. Eu respeito muito o talento das pessoas. Pessoas são grandes ativos para começar um negócio, até mais que o financeiro”

    Você também quer fazer parte e mudar esse ecossistema? Acompanhe o Juicyhub no Instagram e fique de olho nos próximos eventos que acontecem por aqui.



    agenciadepropagandasantos.com.br  • agenciaemsantos.com.bragencialimaesantana.com.bragentedecargainternacional.com.bragenteinternacional.com.brcacaucenter.com.brcirurgiasplasticasemsantos.com.brcriacaodesitesantos.com.brempresadepropaganda.com.brlimaesantana.com.brlimaesantanapropaganda.com.brmarketingemsantos.com.broperadorlogisticobrasil.com.brpostoarrastao.com.brpropagandaemsantos.com.brprotesedesiliconeemsantos.com.brredearrastao.com.brsiteemsantos.com.brtransportecargaaerea.com.branelaria.com.brlojadacacaucenter.com.brpedroalcantara.com.brprimeautopaint.com.brpublicidadeemsantos.com.brsiteemsantos.com.brtopbrlog.com.brtopfreight.com.brxiaomiemsantos.com.brdentistaemsaovicente.comdentistasemsantos.com 



    Fonte